A primeira vista para iniciantes, o Nagios parece algo muito complexo de se configurar, mas em uma semana de estudos com uma boa base de redes o mero aprendiz passa a “dominar” as principais funcionalidades do Nagios, porém fica a dúvida:

Como alterar a interface web padrão do Nagios?

Um mero sysadmin como eu não é um designer gráfico ou webmaster que seja que irá copiar a pasta “share” do Nagios e modificá-lo por completo, a nível de criar uma interface personalizada, longe disso =D.

É ai que entra a comunidade =), felizmente há boas pessoas no mundo que compartilham suas boas obras, logo o site oficial de plugins, addons e temas do Nagios disponibiliza uma área para Skins.

Para instalar é fácil, na própria página do tema em questão é explicado como fazer, mas caso não tenha um inglês técnico, vamos lá:

  1. Renomeie o diretório “share” do nagios (com o mesmo parado), da qual se encontra a interface Web com o comando: # mv /usr/local/nagios/share /usr/local/nagios/share.bkp
  2. Copie o diretório do tema baixado (pegando como exemplo que o mesmo encontra-se no “home do usuário” para o diretório padrão do Nagios: # cp -R /home/usuario/share /usr/local/nagios
  3. E por último aplique as permissões para que o usuário “nagios” possa ler, gravar e executar os arquivos no diretório: # chown nagios.nagios -R /usr/local/nagios/shareInicie o Nagios e acesse novamente a aplicação e verá o resultado, segue abaixo os mais utilizados:


    Viu como deu outra cara? Agora sim pode mostrar ao seu gerente, gestor o sistema de monitoramento da empresa =), pois a decisão final que deixará ou não o Nagios funcionando serão eles, com isso você ganhará alguns pontos já que hoje só se fala em Web 2.0 e telas bonitas, mas esquecem muitas vezes das funcionalidades e segurança ^^.

    Até a próxima.

    Att.
    Heitor Lessa

Anúncios