Há tempos venho guardando nomes de Softwares livres, muitos me ajudaram em certas coisas no trabalho, certos projetos entre outras muitas eventualidades que surgem no dia-a-dia, alguns confesso que apaguei pois descobri outros melhores, mais detalhados e melhores documentados, vou descrever abaixo alguns da lista, concerteza há muitos outros tantos softwares melhores ou não que estes, mas é um começo, caso queiram ajudar na lista fiquem a vontade, assim que for acarretando novos softwares confiáveis vou adicionando a lista:

OpenEMM Sistema de E-mail Marketing OpenSource, oferece também newsletter, transações de e-mail para eventos, link tracking, além de estatísticas em tempo real das funções de e-mail e relatórios gerenciais.

LimeSurvey Sistema de pesquisa de qualidade on-line feito em PHP, conta com relatórios dos formulários de pesquisas em gráficos e outros relatórios gerenciais, ferramente muito útil na minha opnião, pois pode-se usar tanto interamente quanto para os clientes.

KnowledgeTree Gerenciador de documentos eletrônicos on-line (DMS – Document Management System), possui Controle de Versões (CVS), ferramenta de WorkFlow e uma navegação muito fácil, possui controle de acesso aos arquivos e diretórios. Muito útil para a colaboração de documentos eletrônicos, a instalação é muito simples e roda tanto em Linux quanto Windows.

Magento Sistema de eCommerce muito famoso, é um sistema completo e não perde em nada para outros Enterprise, sua página de administração do site que é exibido aos usuários é muito completo, além de que você pode alterá-lo totalmente (PHP).

OrangeHRM Sistema de gerenciamento para RH que atende as necessidades atuais de um RH em empresas de pequeno à médio-porte, possui controle de horas extras, cadastro de funcionários, planos e benefícios, recrutamento entre outras funções.

Movable Type – Sistema de criação de Blogs, websites e comunidades de enorme facilidade, é um CMS similar ao Joomla.

Red Mine – Sistema de Gerenciamento de Projetos espetacular, controle de versões , sistema de correções de erros, projeto on-line usando gráficos de gantt (bug tracking), time tracking, gerenciamento de documentos, Wiki para cada projeto, feeds de projetos, autenticação via LDAP e multi-database. Na minha opnião o mais completo, melhor que muitas soluções pagas.

phpBB – Sistema de criação e gerenciamento de forums e comunidades, ferramenta muito completa dispensa comentários.

TikiWiki – Solução All-in-one CMS, como o nome diz ele tem uma Wiki muito funcional e de fácil gerenciamento, possui também gerenciamento de Blog, artigos, groupware, bug tracker, rss feed, link directory, enfim são N funcionalidades, vale a pena conferir.

Nagios – Sistema de monitoramento espetacular, dispensa comentários, como um amigo disse… com o Nagios o céu é o limite.

JasperServer – Servidor de relatórios muito completo, faz coleta de logs de diversas aplicações livres e proprietárias, analisa e compartilha em uma interface amigável.

Tracks – Sistema To-do, lista de tarefas de forma profissional para uso no dia-a-dia, possui interface web muito intuitiva com relatórios de rendimento.

OTRS – Sistema de Help-desk muito completo, dispensa comentários.

Alfresco – CMS com groupware, muito completo bem similar ao SharePoint da Microsoft.

OpenFire – Sistema de mensageria em Jabber, excelente projeto que acompanho em lista de discussão, seus plugins e facilidade no gerenciamento é ótimo.

OpenMeetings – Sistema de Web conferência semelhante ao DimDim, interage com o BrOffice e Red5 para gravação de stream.

Moodle – Sistema de e-Learning CMS completo, excelente referência para softwares proprietários que fazem a mesma função, dispensa comentários.

DokuWiki – Sistema Wiki funcional e simples, não é obrigatório utilizar banco de dados externo, o mesmo é utilizados por projetos como FreeNAS (Créditos InFog).

Como disse anteriormente vou atualizando a lista, o tempo é curto =D, mas conto a participação de outras pessoas para a lista, espero que esta ajude.

Até a próxima.

Att.
Heitor Lessa

Anúncios