Boa tarde Pessoal,
Esta dica não é definitivamente para TI, mas sua utilidade me chamou a atenção assim que o vi em uma palestra da Microsoft e agora novamente em uma aula da faculdade, pois diversas vezes precisei de algo semelhante em apresentaçoes ou demonstração de algum software ou projeto.

O nome da ferramenta é ZoomIt criado pela SysInternals, empesa que foi adquirida pela Microsoft em Julho de 2006, a empresa desenvolveu vários utilitários para o Windows que utilizo até hoje, talvez seja esse o motivo da compra da mesma =).

O ZoomIt serve como uma lente de aumento para o sistema da qual pode-se usar uma caneta como ajuda, além disso oferece um contador da qual ocupa toda a tela, muito útil para professores ou apresentadores que utilizam exercícios na aula ou palestras e gostariam de mostrar para todos um contador, o mesmo será demonstrado mais a frente.

A instalação é simples e o tamanho do aplicativo é de 129Kb, o uso da memória é de 2MB e quase 0% de processamento, o mesmo fica alocado na Tray próximo ao relógio do Windows. O uso das opções do software são acionadas através de atalhos pré-definidos nas opções do programa conforme mostra a figura 1.



Figura 1 - Configuração tecla de atalho

Para demonstrar a função dei um zoom no post que estão lendo neste momento ^^ conforme a figura 2.

Figura 2 - Aplicando o zoom

Caso queira deixar com Zoom e conseguir utilizar o mouse com o botão direito entre outros atalhos do teclado, utilize a opção LiveZoom, seu atalho padrão é Ctrl + 4.

A parte mais interessante é que além do Zoom que podes fazer com outra ferramenta ou a lupa do próprio Windows, é que você pode aplicar o Zoom e marcar com a caneta algo na tela ou ainda digitar um texto colorido para explicar algo. Segue um exemplo na figura 3 da qual digito na tela e marco o texto com a cor vermelha.

Figura 3 - Digitando na tela e marcando o texto

As ferramentas para Zoom são essas, mas como eu disse anteriormente há uma opção de contador na tela que é programável nas opções do software chamado Break Timer. Você pode configurar quantos minutos quer que o mesmo execute, configurar plano de fundo, posição na tela, etc. Segue um demonstrativo com as configurações padrões do software na figura 4.

Figura 4 - Contador

O software é gratuito e pode ser utilizado em Windows XP ou posteriores, é de fácil uso e certamente vale a pena tê-lo no pen-drive, afinal nunca se sabe se o projetor vai estar 100% ou o cara lá do fundo vai conseguir enxergar o exemplo, ou até mesmo para dar um foco maior em tal ponto da apresentação ou aula.

Até a próxima.

Att.
Heitor Lessa

Anúncios