Bom dia a todos,

Este post eu faço questão de escrever, nem que seja pouca informação mas de grande valia a muitas pessoas como EU, que passou um verdadeiro “inferno” para instalar um simples SQL em um Windows 2003. Por várias tentativas de instalação, todas simplesmentes falharam mesmo com apoio de DBA’s, até da Microsoft e nada do rapaz instalar.

No fim chegamos a conclusão que o SQL 2005 express do SharePoint estava interferindo na Reinstalação do mesmo, final das contas formatamos todo o servidor de aplicação, virtualizei o mesmo para não cair no mesmo erro que novas instalações ou repetidas falhas do setup do mesmo, acarretasse em dúvidas sobre o problema.

Mais alguns dias perdidos, servidor formatado e o problema continuava, logo a segunda conclusão, o problema está no setup que foi baixado do MSDN (SQL 2008 Enterprise), com uma nova mídia testamos novamente e advinha? Falha na instalação =/.

Mais pesquisas no Google e encontramos que era necessário instalar o SQL 2008 SP1 que este problema tinha sido resolvido, novamente tentamos e advidinha? Falha na instalação =/.

Quase desistindo, vamos olhar os logs novamente do erro, e desta vez o log havia mudado referenciando acesso negado ao registro, logo verificamos as permissões, mas infelizmente tudo estava correto. =/.

Então comecei a ler o log inteiro linha a linha (nada muito legal de se fazer) e havia uma seção com várias linhas (Property), logo pensei… esses são os parâmetros (ou variáveis) que o mesmo checa na instalação, e comparando uma a uma vi que em uma linha continha o nome de um pacote “MSXML6”, pensei opa pode ser que este cara não esteja instalado, por isso problema.

Mas ao mesmo tempo veio outra dúvida, todos os documentos de instalação do SQL, sejam oficiais ou não, pediam que fizesse o Update do Windows antes de instalá-lo para que não houvesse problemas, logo o mesmo deveria estar lá, correto? Bom o pior é que estava.. dai pensei, se o mesmo está ai, posso tentar remover e instalar novamente…? Advidinha? Instalação feita com sucesso !!!

Puxa vida, ri tanto que não acreditei que poderia ser aquilo, algo tão simples que não podia ser, então resolvi voltar o Snapshot da VM e tentar novamente do ponto de partida. Snapshot voltado e de cara removi o pacote MSXML6 SP2, executei o setup do SQL e advidinha? Instalação feita com sucesso !!!

Conclusão, infelizmente o parser do SQL 2008 Enterprise não ignora se o pacote já está instalado, ele simplesmente aborta a instalação com erros e informa que o Windows precisa ser atualizado, outros ainda em documentos oficiais, pedem para que seja instalado o SQL 2008 SP1, quão menos conflito com a instalação do SQL 2005 Express ou outro qualquer, que nada.. é simplesmente o pacote MSXML6 que vem com o Update do Windows, conforme requisitos para a instalação do SQL que causa o problema na instalação.

Espero que esta informação ajude muitos que como eu perderam dias de contatos e buscas para resolver o problema, que seria simplesmente resolvido se o instalador ignorasse caso o pacote estivesse instalado.

Até a próxima.

Att.
Heitor Lessa

Anúncios