Tags

, ,

Boa noite á todos,

Conforme prometido assim que passei na prova de certificação LPIC-1, um resumo sobre a prova e dicas para passar na mesma, mas além disto, resolvi demorar um pouco para novos posts e com a ajuda do livro que estudei da “O´Reilly Certificação Linux LPI“, montei 2 simulados das provas LPI 101 e 102, assim como seus gabaritos explicando além da resposta o porque de estar errado.

Para começarmos nada mais justo que explicar um pouco da prova, as provas LPI tem o total de 800 pontos e pede-se que o aluno atinja no mínimo 600 pontos para passar na prova, diferentemente das provas Microsoft não há grandes textos para enfatizar a pergunta ou ajudar na obtenção da resposta, as perguntas são claras e objetivas, da qual ajuda por outro lado quem conhece o sistema.

Diferentemente do que muitos pensam, a prova LPIC-1 não é para iniciantes, a mesma pede-se que o canditato tenha vivência no sistema antes de fazer a prova ou pelo menos crie máquinas virtuais para estudo, já que os comandos são muitos e os detalhes pegam e muito, por isso o alto índice de reprovas.

A prova é divida em 60 questões e por tópicos medidas por peso, e para a tristeza de muitos, saber os comandos do Sistema Operacional é extremamente importante, tanto o que o mesmo faz, quanto sua sintaxe correta.

Segue abaixo uma breve descrição sobre a prova 101 que guardo como recordação, maiores detalhes poderá ser visto em inglês na página oficial neste link.

1. Arquitetura de Sistema
Número de questões: 8

2. Instalação do Linux e Gerenciamento de Pacotes
Número de questões:
11

3. Comandos GNU e Unix
Número de questões:
26

4. Dispositivos, Sistema de Arquivos Linux, FHS
Número de questões: 15

No primeiro tópico o que mais cai são perguntas sobre dispositivos como interfaces IDE, SCSI (8, 16 bits), BIOS, conteúdo de arquivos no ponto de montagem /proc, lembrando que o /proc é montado somente quando o Linux inicia, sendo que o mesmo não poderá ser visto caso o sistema esteja desligado (poderá haver perguntas deste tipo). Tenha em mente comandos para descobrir novos dispositivos, assim como os atuais como “lspci” para listar dispositivos pci conectados, “lsusb” dispositivos USB, “lsmod” e “modprobe” referente a módulos (drivers no Windows).

No segundo tópico pode ser o que você mais pode acertar, pois os usuários que possuem experiência no sistema, irão saber como instalar o Linux da forma literal, como particionar o disco, criar a partição swap (área de troca, memória virtual no Windows, geralmente o dobro da memória, em sistemas com pouca memória e disco, 128, mas não como regra), partições, lembrando que as partições primárias vão de 1 a 4 e de 5 em diante são lógicas, as mesmas estão nomeadas de acordo com o dispositivo (IDE como /dev/hdX e SATA como /dev/sdX, onde X é o número da partição). Tenha em mente que saiba a diferença entre apt-get e dpkg, yum e rpm, lembre-se de como listar os pacotes instalados no sistema, instalação de pacotes, remoção de pacotes e atualização de pacotes, isto cai e muito, pode cair até na prova 102.

No terceiro tópico como disse anteriormente é o mais abrangente e com mais peso na prova, estude bem os comandos do Sistema e suas opções. Tenha em mente os comandos e locais para modificar as variáveis de ambientes, como exportá-las para todos os usuários, assim como em um shell existente. Comandos como “echo” (imprimir na tela, criar arquivos texto contendo informações, etc.), “export”, (exportar variáveis para o shell existente),  “man” (seções do man), “history” (exibir o histórico e como apagá-lo).

No quarto tópico eu creio ser o mais fácil, pois engloba um pouco do segundo como as nomenclaturas de /dev/hda e /dev/sda, assim como os pontos de montagem  /home, /etc/, suas finalidades e lugares de acordo com o FHS, estude um pouco dele neste link, e não terá problemas com este tópico, lembre-se também dos sistemas de arquivos do Linux, como ext2, ext3, reiserfs e seus aplicativos para checar cada um deles.

Segue abaixo uma breve descrição sobre a prova 102, maiores detalhes em inglês na página oficial neste link.

1. Shells, Scripts e Gerenciamento de Dados
Número de questões: 10

2. Interfaces de Usuário e Desktops
Número de questões:
5

3. Tarefas Administrativas
Número de questões:
12

4. Principais Serviços do Sistema
Número de questões:
10

5. Fundamentos de Rede
Número de questões:
14

6. Segurança
Número de questões:
9

No primeiro tópico pode cair entre um ou mais programas em shell para que você interprete, encontre erros ou aponte qual será o resultado do mesmo. As outras perguntas são muitas vezes pegadinhas referentes a variáveis de ambientes para determinado usuário, variáveis de ambiente para todos os usuários ou para uma sessão em aberto, tenha em mente os arquivos /etc/profile e ~/.bash_profile, lembrando que todos os arquivos em home (profile, etc.) são ocultos. Este tópico é importante, tente pelo menos acertar metade para ficar com a consciência tranquila.

No segundo tópico é referente a interface gráfica (X11), tenha em mente o arquivo de configuração /etc/X11/xorg.conf e seus parametros como Seções e Sub-seções. O tópico é curto mas pode lhe ajudar com alguns pontos extras.

No terceiro tópico é algo de peso que pode influenciar e muito na sua aprovação da prova, aqui as perguntas são diversas, mas o foco é em como tratar as contas dos usuários através dos comandos “useradd,” “userdel”, “groupadd”, “groupdel”, etc. além da expiração da senha com o comando “chage“, lembre-se também do arquivo das informações dos usuários /etc/passwd e o arquivo de senhas sombreadas /etc/shadow. Com toda a certeza vai cair também os programas de agendamento de tarefas, cron e at e seus respectivos arquivos /etc/crontab, /etc/at.deny,/etc/at.allow.

No quarto tópico deve-se prestar atenção pois tem o peso 3, podes ajudar você com pontos extras, as perguntas em si são fáceis, referem-se ao servidor NTP e os arquivos referentes a “timezones” (/etc/timezone), além dos comandos “hwclock”, date, ntpdate.

No quinto tópico creio ser o mais importante, pois todo administrador de Linux deve conhecer os fundamentos de rede. As perguntas são bem dividas sobre fundamentos sobre TCP/IP, assim como portas dos protocolos mais utilizados, como SMTP (25), POP (110), NetBIOS (139), SSH (22), Kerberos (88), etc. Comandos para verificar informações DNS como o dig, nslookup, host, comando para traçar rotas tracert no Windows, traceroute no Linux, o uso do telnet, ssh, e os comandos de clientes ftp, como por exemplo pegar vários arquivos de um servidor com o comando mget.

No sexto tópico a segurança, não é de tanto peso quanto na prova LPIC-2, mas vale pontos extras também. As perguntas são bem diretas sobre a localização de certos arquivos, com o caminho inteiro, não só do arquivo e configuração do sudo (/etc/sudoers), mas como outros também. Comandos como netstat, ulimit, lsof, passwd também fazem parte deste tópico, mas o netstat é o que mais pode cair referenciando as portas e protocolos do tópico anterior.

A prova foi atualizada em Abril do ano passado, logo, não posso descrever com certeza todos os tópicos que caem, pois são diversas provas, mas o material aqui descrito foi para a prova que tive e dos estudos que fiz, além da experiência com o Linux que ajudou muito na prova, das quais não tinha no livro, como a linguagem SQL também e fundamentos de rede.

O legal da prova é que a mesma não é massante com muitos textos, por outro lado pede-se muitas vezes comandos não usuais no dia-a-dia, como sintaxes do comando at, seções do man, localização exata de certos arquivos de configurações, etc. Geralmente a prova pode ser terminada em no máximo 45 minutos, mas há tempo de sobra para quem quer fazer anotações e voltar a prova depois para refazer certa questão.

Este post terá 3 partes, para que não fique mais extenso do que já está, mas creio que será de grande valia para quem estuda ou procura algo para focar, a segunda parte terá o simulado da prova 101 e seu respectivo gabarito, consequentemente a parte 3 terá a prova 102 e o gabarito.

Obs: Não coloquei em nenhum tópico sobre os gerenciadores de pacotes

Desejo-lhes sorte na prova e quaisquer outras dúvidas ou elogios, comentem!

Att.
Heitor Lessa

Anúncios