Tags

,

Boa noite á todos,

Em virtude de provas e entrega de trabalhos na faculdade, além dos cotidianos problemas no dia-a-dia do trabalho, o tempo está de certo modo escasso, por isso a ausência de novos posts e também da continuação do Spiceworks. Provavelmente na próxima semana tudo volta ao normal e terão bons artigos e a continuação do curso de Spiceworks, my promise.

Seguindo em frente… este artigo tem como principal razão uma rápida abordagem sobre o Clipperz, que é um gerenciador de senhas e informações pessoais via Web.

Com a expansão do uso de SaaS (Software as a Service) na internet e também das dezenas de senhas que temos de armazenar de diferentes sites, fica difícil ter uma senha para cada serviço e conseguir lembrá-las sem o uso de um algoritmo, até por uma dica de senha sem que a mesma torne-se uma senha fraca e de fácil advinhação.

Felizmente serviços que oferecem SSO (Single sign-on) como o Google, da qual você consegue com um único login usufruir diversos serviços diferentes, sem que haja uma conta para o Gmail, outra para o Youtube e assim vai.

Agora tente imaginar que mesmo com diversas contas e mesmo que tal site ofereça SSO, você consiga com uma única senha acessar todos os serviços, mesmo que os outros não haja nenhuma correlação com os mesmos?

É por essas e outras coisas que o Clipperz virá artigo aqui no Blog =), pois com somente um login e senha no Clipperz você consegue acessar todos os demais sites com o login e senha previamente cadastrados, e se ainda quiser uma forte senha para cada um destes sites oferece um “Gerador de senhas” em sua própria conta. Deixemos o papo de lado e vamos ao que interessa.

Primeiramente acesse o Clipperz e você verá a seguinte página:

Figura 1 - Tela de login - Clipperz.com

Caso tenha uma conta, faça o login, caso seja o primeiro contato com a ferramenta, selecione “criar uma” para iniciar o processo de criação de conta, é bem simples e rápido, somente 3 campos conforme a figura abaixo:

Figura 2 - Criando uma conta

Após criar a conta em alguns segundos, o sistema entrará automaticamente e terás a pagina conforme a seguir:

Figura 3 - Página inicial

O clipperz trabalha com “cartões” ou “cards” que armazenam informações ou a principal função  “Login direto”, o que vamos explicar aqui é a principal função que fará com que você entre em todos os seus serviços cadastrados usando somente o mouse.

Então vamos a ele, selecione a opção “Ferramentas” no canto superior direito e depois em BookMarklet, verás a seguinte página:

Figura 4 - Bookmarklet

O Bookmarklet é uma ferramenta que captura os campos de login, senha e o botão “Submit” que envia as informações destes campos ao site. Para usá-lo é simples, tomo como base o navegador Firefox ou Chrome, arraste o botão “Adicionar ao Clipperz” conforme mostrado na foto para sua barra de favoritos, pronto já está instalado!

Vamos pegar a página do Hotmail como exemplo, pois todos provavelmente tem uma conta lá, porém ao invés de acessar a pagina principal do Hotmail, iremos acessar a página do Login Live, pois pelos testes que fiz quando iniciei o uso do Clipperz, a mesma funcionava, porém de uns tempos pra cá a página do Hotmail é redirecionada para este, pedindo login e senha novamente.

Acesse a página e após selecione o botão “Adicionar ao Clipperz” que irá coletar as informações, conforme a figura abaixo:

Figura 6 - Usando o Bookmarklet

Copie todo o conteúdo conforme selecionado na figura e voltemos ao site para criar um novo cartão.

Vá para a página “Cartões” e selecione o botão “Adicionar novo cartão”, selecione ao fim “Login direto” e cole o conteúdo conforme a figura abaixo:

Figura 7 - Login direto

Selecione o botão criar e na próxima página, complete as informações conforme mostra a figura á seguir:

Figura 8 - Prrenchendo o login direto

Mande salvar e o mesmo ficará acessível no canto direito, conforme mostrado na figura 3, somente selecione-o e será redirecionado para a página e o login será feito automaticamente, segue na figura abaixo o Hotmail logado:

Figura 9 - Testando o login direto

Caso o mesmo não tenha funcionado, teste outro site de sua escolha, mas em meus testes e no meu clipperz funciona perfeitamente, mas o Hotmail tente a ser maluco as vezes =/, mas a idéia é esta, faça o mesmo procedimento com seus sites favoritos.

Como extra e como pergunta que todos devem ter na cabeça quando veem a tag “beta” no site, o mesmo está como beta assim como o Orkut e outros serviços por ai fora, mas uso-o a mais de 1 ano sem problema algum, mas para os usuários paranóicos e também com medo de perder seus dados, há como fazer um backup ou uso offline do clipperz, através da ferramenta “Cópia offline”.

Vá ao menu “Dados” e selecione “Cópia offline” e depois selecione “Baixar”, assim será feito download de uma página HTML contendo todos os dados de seus cartões, mas espere, você vai perguntar, mas e SE alguém consegue esta página, vai acessar tudo que tenho? Nãoo, calma, em primeiro lugar acesse a página para tirar a dúvida, conforme a figura 10:

Figura 10 - Cópia offline

VIu? Terá a página de login normalmente, se o login e senha não bater, os dados não serão mostrados =), assim mesmo que UM DIA o projeto seja descontinuado ou parado por tempo indeterminado ( o que acho pouco provável ), terá como acessá-lo mesmo sem estiver “conectado”  a ele.

E por último para finalizar esta extensa escrita, o gerador de senha como comentei no início, você pode acessá-lo pelo botão “Ferramentas” e depois “Gerador de senha”, conforme a figura 11.

Figura 11 - Gerador de senhas

As caixas de seleção ajudam para o nível de complexidade da senha, assim você terá uma senha forte, podes adicionar ao clipperz com um cartão de login direto ou somente de informação, e terá seus acessos de forma segura, sem precisar se preocupar se sua senha está boa ou não.

Lembrando um GRANDE detalhe, GUARDE muito bem sua senha do Clipperz, porque caso a perder, não haverá infelizmente modos de recuperá-la.


Espero que gostem.

Att.
Heitor Lessa

Anúncios