Tags

Bom tarde á todos!

Precisei mêses atrás criar uma rotina de backup para o Sharepoint, porém infelizmente com as ferramentas padrões (via WebGUI) não consegui, logo procurei em alguns fóruns e blogs pela resposta, e felizmente como alguns profissionais do ramo gostam de compartilhar suas “artimanhas”, encontrei a que quase servia como uma luva para o problema.

Infelizmente não me deixei salvo o link no favoritos do autor do script, porém deixo referência de um site que esclareceu algumas dúvidas sobre os modos de backup do Sharepoint. O script abaixo fará o backup completo de todos os metadados, logo, caso precise restaurar, isso irá sobescrever todo o conteúdo do site principal e seus sub-sites caso o tenha. Talvez tenha uma opção para restaurar somente partes, mas se não me falha a memória o tipo de backup é outro.

Chega de papo e vamos ao script:

@REM Script versão 2: adicionado compactação com RAR
@ECHO OFF
@SET STSADM=”c:\program files\common files\microsoft shared\web server extensions\12\bin\stsadm.exe”
@SET RAR=”C:\Program Files\WinRAR\Rar.exe”
for /F “tokens=1-4 delims=/- ” %%A in (‘date/T’) do set DATE=%%B%%C%%D
for /F “tokens=1-4 delims=:., ” %%a in (‘time/T’) do set TIME=%%a%%b%%c
echo Iniciando o backup do portal….
%STSADM% -o backup -url http://portalsharepoint -backupmethod full -filename “D:\Sharepoint\%DATE%_%TIME%.dat” >> “D:\Sharepoint\backup_%DATE%_%TIME%.log”
echo Backup portal finalizado! Comprimindo com rar e limpando arquivos gerados…
%RAR% m “D:\Sharepoint\bkp_full.rar” “D:\Sharepoint\*.dat” “D:\Sharepoint\*.log”
echo Backup finalizado!
:End

Repare as linhas em negrito, estas são as linhas que modifiquei para adaptar ao meu problema, no caso, após a geração do backup ele gera um arquivo de log com o resultado da saída do comando de backup (%STSADM% -o backup…), muita gente confunde qual endereço colocar para fazer o backup (no caso http://portalsharepoint e não http://portalsharepoint/meusite), atente-se para este método de backup somente colocar o portal principal e não seus sub-sites.
Caso você tenha o WinRAR instalado, deixe a linha da forma que está (modifique somente se o caminho do executável do Winrar está em outro lugar), assim terá seu backup compactador e excluído o arquivo .dat, assim não terá diversos arquivos dentro do diretório, mas sim o backup do dia em específico.
Agora somente adicione-o ao agendador de tarefas e pronto! Adapte-o de acordo com seu ambiente, pois este é somente uma base 😉
Agradecimentos: Amigo Bruno Velaz pelo detalhamento da operação de backup e restore.

Extra:
Há também uma ferramenta chamada SUSHI do qual você pode fazer algumas operações no Sharepoint de modo mais fácil e tirar relatórios não “disponíveis” na interface WebGUI. Conheça a ferramenta na página da Codeplex.

Até a próxima!
Att.
Heitor Lessa
Anúncios