Olá,

Hoje venho falar de uma prova relativamente nova em nosso dia a dia, a 70-680 (TS: Windows 7, Configuring).
Esta prova foi lançada em meados de julho de 2009 e lhe da a credencial de MCTS (Microsoft Certified Technology Specialist), uma nova geração de certificações que foram implantadas para Windows Vista, Windows 7 e Windows 2008 Server (sem contar o sharepoint, dynamics e etc.), e que valem credito para MCSA, MCSE e MCITP.

Oque quer dizer o termo TS?

TS vem de Technology Specialist e quer dizer que o profissional é especialista naquela tecnologia. Esta terminologia nasceu da necessidade de se colocar no certificado qual era a área de atuação do especialista, filtrando os profissionais certificados.

Mas como assim “filtrar os profissionais certificados”?

Pois os antigos certificados não vinham com a area de especialização do profissional, vejamos por exemplo o famoso M.C.P.:

Microsoft Certified Professional

M.C.P.

 

Veja que no M.C.P. não vem dizendo em que tecnologia que eu obtive este certificado. Eu posso ter passado pelo 70-290 ou pelo 70-270 que não irá mudar nada no certificado, somente no transcript. Agora vejamos o novo M.C.T.S.:

M.C.T.S.

Na imagem acima, o M.C.T.S. demonstra no rodapé que a especialização é em Windows 7 , Configuração. Assim, meu certificado fica diferente de um M.C.T.S. em SharePoint, por exemplo.

As provas mudam de estilo?

Sim! O foco das provas muda (e muito). As provas anteriores eram provas em que era feito um sorteio de questões de um banco de dados que fazia um balanço de questões por matéria, por isso que várias vezes caia muito de certo ponto da matéria e pouco de outro. Claro que ainda tem estas desigualdades, mas foram bastante diminuidas, hoje eu ainda não sei o método de pesquisa implementado para estas provas mas me levo á crer que continua o mesmo. Agora, todas as matérias são aplicadas.

Oque cai na prova?

Recomendo que você estude todos os pontos da prova, na minha posso dizer que caiu todos eles. Teve sim enfâse aos famosos “tópicos quentes” mas foi bem menor do que uma prova da geração passada.

Instalando, Atualizando e Migrando para Windows 7 (14 %)

Não parece nada, mas esta parte cai demais. O principal é migração de Windows XP para o 7 (Provavelmente por causa do fracasso do Windows Vista). Lembre-se de estudar bem os softwares que podem ser utilizados durante a migração e também a própria migração de uma versão mais simples do Seven para uma versão mais alta. Tudo isso também em linhas de comando (Windows Easy Transfer). Fora isso, veja como fazer atualizações a partir de VHD’s e ferramentas para modificar o próprio VHD.

Deploying Windows 7 (13 %)

Aqui é para aprender como fazer o VHD e usar o Windows Automated Installation Kit. o VHD caiu bastante e como fazer uma imagem do  Windows 7 no estado atual.

Configurando Hardware e Aplicações (14 %)

Vai dizer que você não se lembra de sempre colocar para o Windows XP não procurar os drivers na internet? Finalmente a Microsoft consertou isso e agora está ótimo, me lembrou até o Kurumin dizendo que conseguia obter os drivers de 97% dos hardwares atuais (em 2007), agora a Microsoft tem vários drivers padrões que realmente servem. fora isso, a questão de aplicação é para saber como rodar o ambiente de compatibilidade (Windows XP) e quais as versões que são suportadas. Não esqueça de que o Enterprise e o Ultimate não diferenciam emnada, somente no publico alvo (Enterprise para ambiente empresarial pois ativa por licença e Ultimate para usuario individual pois ativa a licença por volume).

Configurando Conectividade de Rede (14 %)

Estude a conectividade do Seven com redes WPA e WPA2, a WEP não cai tanto. Nesta parte ele lembra muito da prova 70-270, onde caia bastante de como ele portava nos perfis de Active Directory e um pouco de DNS (ipconfig, netstat e etc.).  Lembre-se de que ele pode implementar IPv6 e que isto cai também!

Configurando Acesso a Recursos (13 %)

Lembre-se da area de trabalho remota (mctsc) e das formas de link dos discos.

Configurando Computação Móvel (10 %)

O Windows 7 é uma maravilha na conexão móvel, ele já vem adaptado com o Windows Mobile Center (Talvez para ajudar na integração do Windows Phone 7) e caiu muito pouco disso. Não há pontos para se discutir senão aos problemas de conectividade.

Monitorando e Mantendo Sistemas que Rodam Windows 7 (11 %)

Como fazer relatórios de monitoramento e ferramentas de reparos periódico, junto com a nova ferramenta de Resource Monitor . Aqui também lembra da 70-270 no quesito de relatórios, os logs de monitoramento e etc. Lembre-se de quais contadores usar.

Configurando Backup e Opções de Recuperação (11 %)

Aqui é lembrar um pouco do VHD e das rotinas de backup e restauração do sistema. Não se esqueça que a prova pede várias vezes para usar com o menor esforço administrativo.

 

Bibliografia para estudos:

MCTS Self-Paced Training Kit (Exam 70-680): Configuring Microsoft Windows 7

Somente encontramos este livro em inglês. foi por ele (além de virtual labs) que eu treinei para a prova.

Abraços!

Fabio Rohem Mentzingen

Anúncios