Boa noite á todos.

Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao amigo Heitor pelo espaço, e por poder compartilhar dicas e informações relacionados a T.I.

Quando nos deparamos com problema de lentidão na rede ou dispositivo lentos, a primeira coisa que geramente olho são estatísticas de erros nas interface e configuração de auto-negociação, Alguns dos problema comuns com lentidão em switches e dispositivos tais como  servidores, storage, etc estão relacionado à auto-negociação.

O que é Auto-Negociação.

Auto-negociação é um recurso presente no dipositivos que permite que um porta de switch, roteador, servidor ou outro dispositivo que está interligado na outra ponta do link determine o modo de duplex e a velocidade do meio, os drivers desse dispositivos configuram dinamicamente, a interface com valores determinado para o link.

Velocidade

Velocidade é taxa de transferência na interface, geralmente medida em megabits por segundo (Mbps). As velocidades mais comuns são 10Mbs, 100Mbs Ethernet e até mesmo 1000Mbs ou também conhecidos com redes Gigabit Ethernet

Duplex

Duplex refere-se como os dados fluem na interface.  Temos dois tipos de variações, os dados que fluem como half-duplex e dados que fluem full-duplex.

Como Funciona o Half-duplex e o Full-duplex.

Half-duplex

Fazendo uma analogia ao sistema de comunicação nextel, onde  a pessoa de um lado fala,  e outra esculta. Somente quando a pessoa que fala libera o meio de comunicação, a pessoa que esculta pode responder.

Full-Duplex

Para entendimento, iremos fazer uma analogia ao sistema de telefonia, onde temos os dois lados da comunicação liberado, ou seja podemos falar e escultar ao mesmo tempo, em ambos os lados.

Configurando duplex no LINUX

Existem algumas ferramentas especificas para isso no linux, tais como mii-tools e ethtool. Por padrão o sistema já vêm com o mii-tools instalado. O sistema linux vêm com auto-negociação habilitado veja o exemplo abaixo:

Verificando o status atual do duplex

root@casa:~# mii-tool
eth0: negotiated 100baseTx-FD flow-control, link ok

obs.:Caso o cabo de rede esteja desconectado ele irá eth0: no link

Alterando o duplex default

root@casa:~# mii-tool -F 10baseT-FD eth0

Verificando as alterações

root@casa:~# mii-tool
eth0: 10 Mbit, full duplex, link ok
Para mais detalhes referente a outros parâmetros de uma olhada no man do programa.

Tópicos para resolução de problema com duplex.

Sempre verifique qual é velocidade de ambos os lados,  pois o duplex é um protocolo como qualquer outro, então ele sempre deve ser configurado em ambos os lado com a mesma velocidade, por exemplo se no switch estiver negociando em 100 Mbp Full-duplex e seu servidor de arquivo estiver configurado para 10 Mbps Half-duplex, você terá problema de performance, pois o switch irá  negociar também 10 Mbps Half-duplex, e o que não muito bom para um servidor de arquivo, o ideal é 100 Mbps Full-duplex em ambos os lados, pois irá dobra a taxa de transferência chegando á 200 Mbsp, ganhando performance em  operações como cópia de arquivos.

Bom, é isso pessoal (: Para mais detalhe recomendo  ler alguns livro específicos como, “Redes Robustas” e outros relacionados a rede de computadores como “Redes de computadores – Tanembaum

Até próxima.
Edson Leandro.
Anúncios